antivirus gratuito em 2022

5 melhores antivírus gratuitos em 2022

Antivírus gratuitos estão sempre em constante mudança. Separamos aqui cinco boas opções para quem não pode investir em um programa pago em 2022.

Quando o assunto é segurança, é preciso ficar atentos aos programas que são instalados no computador e no celular.

Recentemente, trouxemos aqui no site uma notícia alarmante sobre os antivírus para celular que prometiam proteção, mas faziam justamente o contrário: colocavam usuários em risco maior que os próprios vírus e outros malwares.

Por isso, fizemos essa pequena lista com 5 boas opções de antivírus gratuitos para computador. Alguns deles podem ser usados também em smartphones.

Antes de começarmos, salientamos que as opções pagas são sempre melhores, embora os gratuitos possam oferecer boas proteções.

 

Um dos mais conhecidos do público em geral. 

A versão gratuita do Avast tem bons recursos, os quais podemos destacar:

  • Boa largura de banda para VPN;
  • versões para Windows, Mac OS, Android e iOS;
  • proteção contra phishing, bloqueio de URL suspeita, detecção baseada em comportamentos suspeitos, inspeção de vulnerabilidade;
  • firewall.
 
Existem vários laboratórios que atribuem notas aos antivírus gratuitos e pagos para saber se são relevantes e o Avast One Essential está muito bem cotado, tendo nota agregada em 9,5. 
 
 
Logo - Avast
Logo - AVG

O AVG é outro antivírus muito conhecido do grande público desde sempre!

Em sua versão gratuita, temos:

  • diferente de seus concorrentes, possui um bom escaneamento via boot, o que facilita na remoção daqueles malwares mais persistentes! 
  • proteção contra phishing e bloqueio de URL suspeita;
  • tem bons recursos para proteção de compras online;
 

Voltando ao primeiro item, caso você não saiba o que é o boot, cabe uma explicação: quando se liga o computador, há uma tela preta com alguns escritos que são checagens iniciais que o computador faz. Essa fase é o boot que o computador faz antes de chamar o sistema operacional (Windows ou Linux, por exemplo). 

Ou seja, no boot, o sistema operacional não está sendo executado ainda, o que facilita para a remoção daqueles malwares que se instalam em setores principais do sistema, tornando quase impossível removê-lo com ele rodando.

Bitdefender é um antivírus não tão conhecido como os outros anteriores.

Como pontos positivos, podemos destacar:

  • possui o mesmo motor da versão paga;
  • adição de novos recursos para a versão gratuita;
  • proteção contra phishing e bloqueio de URL suspeita.
 
 O primeiro item chama a atenção. Normalmente, o motor dos antivírus são diferentes: é desenvolvido um para a versão gratuita e outro, mais robusto, para a versão paga. Com o Bitdefender, é o mesmo motor para as duas versões, o que é bom. 

 

A única preocupação e não deixa de ser algo negativo é a falta de uma proteção efetiva contra ransomware. 

Esse tipo de malware já é muito difícil de combater, mas é preferível ter o mínimo de defesa do que não ter nada.

Logo - Bitdefender
Logo - Avira

O Avira também faz parte dos antivírus gratuitos conhecidos pelo púlbico. 

Sua versão gratuita conta com os seguintes pontos:

  • recursos de VPN;
  • bom gerenciador para senhas;
  • proteção contra phishing e bloqueio de URL suspeita e vulnerabilidade;
  • firewall.
 

VPN é uma Rede Privada Virtual. Serve para que o usuário possa navegar de forma mais segura pela internet. 

Geralmente, recursos de VPN são oferecidos em versões pagas, mas tanto no Avira quanto no Avast, há bons recursos já na versão gratuita.

 
Mesmo assim, nos testes contra malware e phishing, por exemplo, o Avira se saiu abaixo do que seus concorrentes. Alguns resultados foram apenas satisfatórios.


Além disso, vários recursos que estão no programa precisam ser pagos para que o usuário possa desfrutar 100%.  

#5 - Windows Defender

Esse é o antivírus gratuito que vem junto com o sistema operacional Windows, da Microsoft.

Suas pontos positivos são:

  • ser desenvolvido justamente pela Microsoft, desenvolvedora do Windows;
  • boa proteção contra ransomware;
  • proteção contra phishing e bloqueio de URL suspeita.
 

O fato de ser desenvolvido pela Microsoft é um ponto importante porque ela sabe mais do que qualquer outro como seu sistema funciona. 

Mesmo assim, isso infelizmente não quer dizer que seja um antivírus dos melhores, pelo contrário, existem alguns problemas que, em tese, nem deveriam existir. Podemos citar os testes de phishing, onde ele não se saiu muito bem. Além disso, o Smart Screen só protege os navegadores da Microsoft. Google, Firefox, Opera e Safari, por exemplos, não são cobertos por ele. 

Ele até consegue fazer um trabalho razoável, mas para quem tem “sinal verde” pelo sistema operacional, poderia ser melhor.

Logo - Windows Defender

Como você pôde ver, existem boas opções no quesito antivírus gratuito. Há anos atrás, o AVG e o Avast eram programas até ironizados, mas hoje contam com uma reformulação interna feita pelos seus times de desenvolvimento que possibilitam uma proteção mais satisfatória. 

O mais importante e sempre recomendamos aos nossos clientes é que seja um antivírus gratuito ou pago, tenha sempre um bom no computador (e no celular). 

Obviamente, tê-lo e não atualizá-lo também não adianta. 

Para finalizar, mais importante do que qualquer antivírus ou anti-malware é o comportamento do usuário! É preciso sempre tomar cuidado com os sites que são acessados, com os links que são clicados ou com os e-mails que chegam. 

Segurança é primordial.