celular-android

Antivírus para celular podem ser mais perigosos que os próprios vírus

Um estudo realizado pela Cyber News mostrou que antivírus para celulares com Android podem ser mais prejudiciais do que as próprias pragas virtuais!

Foram analisados vários aplicativos para fazer uma lista dos 40 antivírus mais perigosos. O maior problema é que quando somados, representam quase 920 milhões de downloads. 

“Como esses aplicativos são justamente para proteger a privacidade e a segurança, esperávamos encontrar o mais alto padrão possível” – disse um funcionário da Cyber News.

Porém, o que se viu foi completamente diferente e os problemas foram diversos.

Em 6 deles, foram encontrados dentro do código, links maliciosos que podiam colocar a segurança dos smartphones em risco de serem até hackeados. 

O antivírus Dr Capsule Antivirus Cleaner teve três desses tipos de links encontrados.

Em dois casos, os aplicativos não puderam ser analisados possivelmente por causa de um método de ofuscamento, muito usado pelos desenvolvedores para driblar a engenharia reversa e proteger comercialmente o aplicativo. Porém, diante de todo esse cenário, não há como saber se o método foi feito para essa finalidade ou se esconde “algo a mais”. 

No quesito Tracking, que são rastreadores do que o usuário faz, em apenas dois aplicativos isso não foi encontrado. No restante, o que diferenciava era a quantidade de trackers. 

O que mais preocupou no estudo foi que alguns desses antivírus para celular foram baixados milhões de vezes e esses milhões certamente estão correndo riscos com aplicativos que existem justamente para proteger.

Abaixo, você encontra duas imagens do estudo realizado. Veja as legendas para entender o que significam. 

 

antivírus com link maliciosos

Na imagem ao lado, são os antivírus para Android com links maliciosos encontrados no estudo da Cyber News.

Nessa, são os antivírus para Android com os trackers, ou seja, rastreadores que registram o que o usuário faz.

apps com trackers
apps ranqueados do pior ao menos ruim

Na última imagem, o ranking - vergonhoso - que mostra do péssimo ao menos pior.

Por isso, muito cuidado com o que você baixa no celular. Infelizmente, nesse aspecto, a Google não tem uma segurança exemplar do que entra em sua loja de aplicativos, a Google Play.  Esse estudo foi feito justamente com antivírus, mas existem milhares de outros tipos como aplicativos de música e principalmente jogos que acabam coletando dados sem o usuário imaginar. 

Sabemos que você não é obrigado a saber toda parte técnica, mas justamente por isso que você tem o nosso suporte. Precisou, chama a Primus! Segurança é assunto vital hoje em dia. 

Fonte: Cyber News